SOBRE OS NOSSOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

logoedufinomn

VISÃO GERAL

Olá!

Os dois Cursos de Educação Financeira são iniciativa da parceria entre a Fundação COOPMIL e a empresa de soluções educacionais Open Minded Now.

Temos 2 grandes focos:  a reeducação financeira e ajudar você a efetivamente assumir o controle financeiro da sua casa/família.

Estes cursos visam atualizar as pessoas sobre como lidar com o dinheiro, com as finanças, com as dívidas, dar dicas e instruções de como gerar renda, como economizar, como fazer o planejamento financeiro familiar, como comprar melhor, como alcançar o equilíbrio no orçamento e passar a ser um poupador e investidor.

Durante o curso você vai realizar algumas atividades e conhecerá iniciativas criteriosamente escolhidas por estarem alinhadas com os príncípios, metodologia e objetivos deste curso.

Se optar pelo CURSO LIVRE, terá até 60 dias para concluí-lo. O curso livre não terá a figura do tutor te acompanhando.

Se optar pelo CURSO COM TUTORIA, além do ritmo do processo educacional ser mais cadenciado, haverá a oportunidade de revisar com o tutor alguns pontos importantes a cada Módulo, além de que um conteúdo bônus lhe será oferecido ao final do curso.

Ao cumprir toda a trilha educacional, ao final de todas as atividades, você automaticamente receberá um Certificado de Participação único, personalizado, com código verificador, com data de conclusão e com a nota de seu desempenho. Basta baixo-lo diretamente do nosso site Moodle, guardá-lo e/ou imprimí-lo.

Se você que está acessando este resumo é formador de opinião ou dirigente em uma empresa, instituição ou cooperativa, pense nisso: o nosso curso é uma boa oportunidade de motivar seus colaboradores e colegas e a conclusão de um curso como este pode ser meio para gerar novas oportunidades para eles. Que tal incluir um curso destes no programa de T&D da sua empresa/instituição?

GOSTOU DA IDÉIA? FALE CONOSCO!!

Para o reforço do aprendizado e também com um viés lúdico, em todos os livros aparecerão dois personagens - dois amigos que estão preocupados com as finanças e que irão discutir alguns aspectos relacionados aos temas do curso. Acompanhe suas estórias!

METODOLOGIA

Os cursos virtuais são teóricos/cognitivos/comportamentais/experimentais.

Principais características:

  • Foram planejados para serem concluídos em até 10 semanas (que é o ideal, para "dar tempo" para fixação e reforço dos conceitos e atitudes propostas) mas, dependendo do seu empenho, podem ser concluídos em menos tempo.
  • Os prazos foram calculados com folga mas, como em qualquer curso, se você não se programar, pode acumular tarefas para o final. Quando se encerra o prazo total do curso, seu acesso à sala virtual também se encerra. 
  • Você faz o curso quando e onde quiser: em casa, nos intervalos do trabalho, em trânsito, etc - nosso AVA funciona no sistema 24x7.  
  • 90% do curso é on-line.
  • 10% do curso está relacionado à elaboração (você verá que é muito simples) do Plano Financeiro Familiar, que nada mais é que a aplicação prática de tudo que você aprendeu, de forma didática, metódica, organizada e direcionada. 
  • Os Módulos do curso encontram-se ocultos e vão sendo desbloqueados conforme o aluno avança com sucesso. Isso visa que o aluno siga a metodologia proposta (tanto no curso livre quanto no curso regular).
  • A pesquisa de opinião sobre o módulo é para estarmos sempre melhorando seu aprendizado e sua experiência.
  • Sempre que conveniente e razoável apresentaremos estatísticas dos órgãos oficiais.
  • A metodologia permite que a maior parte das dúvidas seja dirimida pelo próprio conteúdo.
  • Um tutor (não presente no curso livre) será o responsável pela sua turma.

 

DICA:

Se você é bem disciplinado e está acostumado com cursos no formato EaD bem como com o uso do Moodle, o Curso Livre pode ser uma boa opção. Se precisa de um pouco mais de incentivo e de alguém para mantê-lo focado e está pouco habituado com cursos no formato EaD e com o Moodle, opte pelo Curso Regular - assim seguiremos juntos até o objetivo final.

Mas...você decide... 

ACESSIBILIDADE

O nosso ambiente Moodle é responsivo e funciona em todos os principais navegadores web e móveis.

Os nossos cursos podem ser acessados por estes navegadores ou pelo app Moodle Mobile: disponibilizamos todos os meios para você estudar...em qualquer lugar!

AINDA NÃO SE DECIDIU?? 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ESTA INICIATIVA:

1. O que estes Cursos podem agregar na sua vida? 

- Esta iniciativa visa entregar VALOR a você, enquanto oferece informações e estratégias para lidar com suas finanças de forma didática, simples e prática. Como é no formato EaD, com fácil acessibilidade, fica bem mais conveniente para você, onde quer que esteja.

2. O que isso significa?

- Significa conforto e comodidade: ao se matricular em um dos nossos cursos você poderá estudar, dentro do período total de duração do curso, onde e quando você quiser e puder - pode ser em um desktop, um notebook, um tablet e até mesmo em um smartphone (e olha que, apesar do tamanho menor da tela, dá para estudar super bem - Carpem Diem!). 

- Detalhe: apesar de todos os nossos esforços, você vai depender da sua conexão de internet, então, fique de olho nela, ok?

3. Por que vocês decidiram fazer isso?

- Nós sabemos da dificuldade que as pessoas têm para se deslocar em São Paulo e das distâncias dentro do nosso Estado. Isso se repete em outros Estados também. Sabemos também que nem todos conseguem frequentar cursos presencias, com horários fixos. Neste modelo, pretendemos atender a qualquer pessoa, em qualquer local e a qualquer hora: você não vai mais perder oportunidades porque mora longe ou porque seus horários de trabalho são incompatíveis com os horários de cursos presenciais.

4. O que eu ganho com isso?

- Além da facilidade para estudar e de contar com pessoal capacitado para te orientar, todos os nossos cursos virtuais são cuidadosamente preparados, com projetos educacionais consistentes, mas com linguagens simples e atuais. Assim, queremos que a sua experiência como usuário seja a melhor possível!

5. Vou ter que pagar pelos cursos?

- Sim, mas como você pode observar os nosso preços são bem acessíveis.

6. E isso não prejudica a qualidade deles?

- De forma alguma. Conseguimos chegar a um bom equilíbrio entre custos e receitas de maneira a oferecer um ótimo produto (QUE TEM VALOR) por um preço bem acessível. Mas temos a certeza de que com um processo educacional didaticamente organizado e completo como o nosso, vai ser bem difícil você encontrar proposta similar. Além disso, o curso ficou bem leve, não havendo dificuldade de acessar todos os seus recursos, a menos que não haja sinal de internet, ok?

7. Quais são os conteúdos destes Cursos de Educação Financeira?

- São mais de 300 tópicos, divididos em 5 módulos e vão tratar dos seguintes assuntos: DESPESAS, TRIBUTOS, ANÁLISE DAS COMPRAS, RENDA, COMO ECONOMIZAR, COOPERATIVISMO, QUALIDADE DE VIDA, COMPRAS RACIONAIS, LEVANDO VANTAGEM, PEQUENOS PRAZERES, CONTAS A SEU FAVOR, CONTAS CONTRA VOCÊ,   SEJA UM INVESTIDOR, EDUCAÇÃO FINANCEIRA FAMILIAR E O PLANO DE VOO (RESERVAS FINANCEIRAS, DESEJOS INDIVIDUAIS E FAMILIARES, PRÊMIOS, VIAGENS, INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, VEÍCULOS AUTOMOTORES, CASA PRÓPRIA & ALUGUEL.

8. Vocês vão coletar e processar alguma informação pessoal minha durante o curso?

- Uma das finalidades do curso é que você monte o seu Planejamento Financeiro Familiar (PFF). Para isso serão oferecidos impressos e informações para que você registre suas receitas e despesas, controle e compreenda como funciona o seu orçamento e planeje todas as ações e aquisições de sua família (viagens, estudos, compras, presentes, casa própria, aumento da renda e diminuição de despesas, ganhos indiretos, etc).

- Como esta é uma atividade off-line, nenhuma informação sobre suas finanças será coletada; o seu PFF interessa a você e à sua família.

9. Para quê vai servir o meu Plano Financeiro Familiar?

- Podemos comparar o PFF a um Plano de Negócios de uma empresa: ali se encontram as principais informações financeiras dela, de forma organizada e detalhada, com os planos para o futuro, com os acordos internos para se atingir os objetivos comuns, com as obrigações e com os direitos de cada um, com as metas a serem atingidas e como atingi-las.

- A saúde financeira familiar depende de planejamento e acompanhamento, sendo certo que a ATITUDE das pessoas é que determina o sucesso ou o fracasso nesta área.

- O PFF também é um documento estratégico que pode (e deve) ser atualizado sempre que necessário, pois os planos das pessoas e das famílias se alteram de tempos em tempos.

- Com o PFF, você e sua família vão tomar decisões com o pé no chão, sabendo o quanto aquela decisão impacta positiva ou negativamente na vida financeira de vocês.

10. A quem se aplicam estes cursos?

- Eles se aplicam a todo tipo de pessoa: àquele que está no vermelho; àquele que está em equilíbrio, mas não consegue poupar; ao poupador e ao investidor. 

- Como os conhecimentos oferecidos estão bem organizados e são fruto de muita pesquisa, entendemos que eles serão super úteis para todos os perfis. Afinal, conhecimento nunca será demais, principalmente nesta área!

11. Vai ser difícil montar o PFF?

- Não. Com todas as informações e aprendizados do Curso, vai ser bem simples. O projeto didático prevê um passo a passo, a cada momento do curso, de maneira que quando você terminar o curso, o PFF da sua família estará pronto.

12. Qual é o objetivo de vocês com isso?

- Criar e fortalecer a consciência e a importância da educação financeira na vida das pessoas e evitar e previnir erros na tomada de decisões nesta área.

- Propiciar condições para que haja um maior diálogo sobre estes assuntos dentro da família, visando tornar esta conversa comum, diminuir as divergências e facilitar os acordos internos.

- Conhecer mais sobre estes assuntos também leva os integrantes de cooperativas a um cooperativismo mais consciente, o que fortalece a sua Cooperativa e a torna cada vez mais saudável, levando todos a cada vez mais prosperidade.

13. Qual é a visão de futuro de vocês com esta iniciativa?

- Levar esta oportunidade de aprendizagem a todas as pessoas possíveis, compartilhando todas as informações que possuirmos sobre o assunto, para que cresçamos juntos, sempre, de forma consciente e ordeira.

- Faz parte do equilíbrio financeiro, da qualidade de vida das pessoas e do sucesso na administração das finanças estar sempre aprendendo sobre isso. Estamos incrementando esta possibilidade.

- Quando criamos a Open Minded Now, um de nossos valores fundamentais era ter a capacidade de gerar oportunidades de aprendizagem simples e barata - para ser acessível a todos os públicos, sobre assuntos essenciais para a vida de grandes grupos de pessoas. Ora, a Educação Financeira é importante para todo mundo e há poucas boas iniciativas por aí. A Fundação COOPMIL, pelas suas origens e vínculos tem valores muito semelhantes aos nossos, por isso a parceria faz muito sentido.

14. Como eu faço a inscrição no curso?

- Após se cadastrar no site Moodle www.openmindednow.com , escolha o seu curso, faça o pagamento via nosso parceiro intermediador de pagamentos (PayPal) e se for o Curso Livre, comece imediatamente; se for o Curso Regular, aguarde o início em breve. O tutor irá entrar em contato contigo. Pronto! Simples assim!

 

 Agora é com VOCÊ! Está esperando o quê?!?

Última atualização: segunda, 9 Abr 2018, 20:27